final-cabecalho-blog-compels4.png
  • marketing0627

8 situações que a sua empresa deve analisar antes de trocar de ERP

Atualizado: 14 de jan.

Que um excelente ERP (Sistema Integrado de Gestão Empresarial) é essencial para uma empresa se organizar e crescer com solidez, isso sua empresa já sabe, mas muitas vezes o ambiente empresarial se torna uma zona de conforto, isto é, a simples ideia de mudar algo, mesmo algo que não esteja sendo eficiente na rotina da empresa já causa desespero por parte dos envolvidos.



Muitas vezes pensando na complexidade da mudança muitas empresas deixam de vislumbrar os benefícios que um ERP de qualidade pode trazer, seja em números quanto em organização, segurança das informações, facilidades de uso e melhor utilização dos recursos de uma empresa.


Sendo assim, apontamos abaixo 8 situações iniciais e essenciais para serem avaliados antes de trocar de ERP de acordo com a nossa experiência de mais de 30 anos no mercado de ERP


E lembre-se, se está precisando de um ERP de qualidade, entre em contato conosco e conheça o ERP Easy.


#1 Sua empresa tem vício por planilhas?


Sua empresa ainda ainda está dependente excessivamente de controles por planilhas mesmo já tendo um ERP implantado na sua empresa, um sinal de que o ERP está em desuso por seus funcionários. Identifique o motivo.


#2 ERP ultrapassado e estacionado no tempo?


Sua empresa utiliza um ERP a anos, e não percebe melhorias na usabilidade, na aparência, na quantidade de relatórios e rapidez no acesso, na velocidade de processamento das informações e acima de tudo, ainda tem gastos com servidores internos, banco de dados locais, necessidade mais funcionários para administrar essas infra estruturas de TI dentro da sua empresa.


#3 O ERP não é on-line, não permite trabalho remoto?


Em tempos de pandemia, possibilitar trabalho remoto se tornou primordial.

Se o seu atual ERP não utiliza tecnologias recentes como “cloud” e não permite trabalho remoto com segurança e controle de acessos, então vale a pena pensar na troca de ERP.


#4 ERP não tem um bom custo-benefício?


Seu ERP não oferece um bom custo-benefício devido as questões:

  • O preço é alto, é "engessado” e oferece muitos módulos e funcionalidades que não atendem a sua necessidade.

  • Custa é baixo, porém tem poucos módulos, e não tem as funcionalidades que mais preciso.

  • Tem muitos módulos no estilo “colcha de retalhos”, módulos que não conversam entre si gerando retrabalho constantemente aos usuários da sua empresa.


#5 Sofre com erros e perdas de dados?


  • Sofre com perda de dados, informações e históricos da sua empresa.

  • Muitos “bugs” que sua equipe identifica e reporta constantemente.

  • Falta de flexibilidade, isto é, não permite atualização de regras, leis e conformidades com o fisco, gerando multas por recolhimento de impostos e cálculos errados por parte do ERP.


#6 Tem barreiras internas na sua empresa que impedem a troca?


A zona de conforto também atinge funcionários e não somente os “stakeholders” de uma empresa quando se trata da troca de um ERP. Muitos se acomodam com o conhecimento já adquirido em suas atividades rotineiras e ferramentas utilizadas, sendo assim não gostam de novos aprendizados. Por isso se opõem a mudanças que vão exigir dedicação e esforço. Saiba identificar essas situações.



#7 Falta de suporte técnico?


Seu ERP atual não oferece suporte técnico no dia a dia.

Sua empresa não está recebendo apoio adequado do seu fornecedor de ERP na hora de utilizar o ERP no dia a dia.

Os usuários da sua empresa ficam perdidos em meio a tantas telas e campos sem nenhum apoio ou a quem recorrer.


E por último e não menos importante:



#8 Tem certeza que a culpa é do ERP?


Saiba reconhecer quando os erros são de processos internos na sua empresa e não o mau funcionamento do ERP, então, antes de trocar o ERP, reveja e entenda seus processos e mude-os quando necessário.


Estes são apenas fatores iniciais que devem ser analisados antes de uma troca de ERP. Existem muitos outros fatores não menos importantes e que também merecem atenção.



#erpeasy #compelsinformatica #compelssolucoes #

22 visualizações0 comentário
logo-compels-site-1x.png